NeoTalk
Sobre o negócio
O NeoTalk é uma deeptech brasileira de acessibilidade digital que utiliza inteligência artificial para traduzir, em tempo real, voz, texto e Libras (Língua Brasileira de Sinais). A solução tem como objetivo eliminar barreiras comunicacionais entre pessoas surdas e ouvintes, promovendo inclusão em diferentes contextos como educação, eventos, saúde e atendimento ao público. O sistema funciona de forma online, podendo ser integrado a sites, plataformas de ensino, totens de atendimento e videoconferências. Por meio de um avatar 3D inteligente, o NeoTalk interpreta e traduz falas ou textos para Libras e, de forma inversa, converte sinais em texto e áudio, garantindo comunicação bilateral e acessível. Além de ser contemplado em programas de inovação como o Centelha-CE, o NeoTalk já está em fase de validação com instituições como UFC e IFCE, demonstrando alto potencial de escalabilidade e impacto social. Seu propósito é democratizar o acesso à informação, contribuindo para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).
Problema socioambiental que busca resolver
O NeoTalk busca resolver o problema estrutural da exclusão comunicacional de pessoas surdas e com deficiência auditiva, que limita seu acesso à educação, saúde, cultura e serviços públicos. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm algum grau de deficiência auditiva (IBGE, 2022), e grande parte enfrenta barreiras linguísticas cotidianas devido à falta de intérpretes e à escassez de materiais acessíveis em Libras. A solução atua de forma direta sobre esse problema ao utilizar inteligência artificial e avatares 3D para traduzir, em tempo real, voz e texto para Libras e Libras para voz e texto, promovendo comunicação bilateral entre surdos e ouvintes. Essa tecnologia permite autonomia, inclusão e acessibilidade digital, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades de participação social e profissional. Ao democratizar o acesso à informação, o NeoTalk contribui para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
Áreas de impacto
Inclusão social: é um negócio que visa resolver questões de desigualdade social. | Educação e capacitação: é um negócio que visa educar e capacitar pessoas para gerar melhores condições de vida. | Saúde e bem-estar: é um negócio que visa evolução da saúde e bem estar da sociedade em que atua. | Tecnologia para impacto social: é um negócio que desenvolve tecnologias externas para inclusão digital, acessibilidade, segurança de dados ou ainda ferramentas de comunicação para OSCs e impacto comunitário.
ODS
Cidade
Fortaleza
Bairro
Aldeota
Equipe
de 6 a 10 pessoas
Diversidade da equipe
Mulheres | Negros
Públicos que recebem o impacto
Pessoas com deficiência
Modelo de negócio
B2B – vende para outras empresas | B2G – vende para o governo | B2B2C – vende para empresas que vendem para pessoas (exemplo: vende roupas para uma loja que revende para clientes finais).
Estágio de maturidade
Operação: seu negócio já está no mercado, vendendo seus produtos e serviços. O modelo de negócio está sendo estruturado, e estão sendo trabalhados o fortalecimento da equipe, os processos, além da viabilidade financeira.
Abrangência
Nacional
Sócios
Ilan