
Impacta Ceará: Transformando o Ecossistema de Impacto Local
Impacta Ceará é uma plataforma inovadora voltada para o mapeamento e o fortalecimento do ecossistema de impacto do Ceará. Nosso objetivo é ser uma vitrine para os negócios de impacto, além de reunir informações e oportunidades das organizações de apoio e dinamizadoras no estado. A plataforma reúne eventos, cursos, metodologias abertas e conexões estratégicas, o Impacta Ceará promove a cultura de negócios socioambientais e impulsiona o desenvolvimento sustentável da região.
Buscamos responder aos desafios do ecossistema local ao:
Mapear e fortalecer os negócios de impacto e dinamizadoras;
Compreender as necessidades dos empreendedores sociais;
Acelerar a criação de empregos e renda local;
Colaborar na criação de políticas públicas;
Estimular estudos, pesquisas e debates sobre o impacto socioambiental.
Correalizadores
Idealizadores
Um ecossistema não se faz sozinho.
Ao longo dessa jornada temos e tivemos parceiros na ideação desse projeto, conheça quem pensou junto:

Ana Paula Viana

André Filipe Dummar

Andreia Cardoso

Bia Fiuza

Brenda Câmara

Camila Forte

Carla Esmeraldo

Carol Kossling

Daiane Neutzling

Davi Hortêncio

Erilan Girão

Ianna Brandão

Josimeire Gomes

Karine Gurgel

Larissa Bezerra

Lucas Melo

Manú Oliveira

Mário Alves

Marúzia Viana

Matheus Sales

Mayra Thé

Michelle Ribeiro

Milton Paiva

Moises Santos

Mônica Fernandes

Rafael Arruda

Randal Glauber

Rebeca Wermont

Sarah Monteiro

Yoann Wozniak
Conheça Negócios de Impacto e seu ecossistema
O ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS) no Ceará é vibrante e crescente, englobando uma diversidade de atores — empreendedores, dinamizadores, investidores, pesquisadores e apoiadores — que colaboram para promover negócios que geram impacto socioambiental positivo.
Negócios de Impacto: Definição e Princípios
A definição de Negócios de Impacto pode variar, mas achamos importante compartilhar com vocês o entendimento que mais se alinha com nossa visão:
"Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a missão de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo que geram resultado financeiro, garantindo a sua sustentabilidade."
Esta definição reflete um modelo de negócio que não busca apenas lucro, mas também a criação de um legado positivo para a sociedade e o meio ambiente, equilibrando as necessidades financeiras com a responsabilidade social.
A Aliança pelo Impacto, em sua publicação “O que são negócios de impacto”, estabelece quatro princípios fundamentais que são essenciais para a definição e atuação desses negócios:

Intencionalidade
O negócio de impacto expressa de maneira clara a sua intencionalidade (missão/propósito) de resolver (ao menos em parte) um problema social e/ou ambiental.

Atividade principal
A atividade principal do negócio traz uma solução para um problema socioambiental real, sendo essa solução o principal motivo que justifica a existência do negócio.

Retorno financeiro
O negócio opera com lógica de mercado, gerando receita própria por meio da venda de produtos e/ou serviços, sem depender de subsídios, embora possa recebê-los em etapas pontuais.

Monitoramento
O negócio tem compromisso com o monitoramento do impacto socioambiental que gera na sociedade.
Esses princípios tornam os Negócios de Impacto uma categoria única, claramente diferente das organizações tradicionais ou das ONGs, permitindo que esses empreendimentos criem um impacto social significativo enquanto garantem a viabilidade financeira a longo prazo. O alinhamento entre esses princípios é crucial para que um negócio de impacto consiga gerar mudanças positivas e, ao mesmo tempo, ser uma operação econômica bem-sucedida.